Inverno: exponha corretamente os produtos sazonais e venda mais

Inverno: exponha corretamente os produtos sazonais e venda mais
1 de junho de 2021 Viviane Massi
Inverno: exponha corretamente os produtos sazonais e venda mais

A menos de um mês – 21 de junho – começa a estação mais fria do ano: o inverno. A queda na temperatura acaba gerando mudanças nos hábitos de consumo das pessoas. Muitos setores da economia são impactos, entre eles, o varejo farmacêutico. Produtos que ficaram esquecidos durante o verão voltarão a ser procurados pelos consumidores. E isso tem nome: é a sazonalidade.

Leia também: Sazonalidade e o poder de um layout estratégico em datas comemorativas

O varejo farmacêutico ainda explora pouco a sazonalidade no autosserviço. Para aproveitar as oportunidades geradas pelas estações do ano e pelas datas comemorativas, as farmácias e drogarias devem analisar o histórico de vendas do mesmo período do ano passado, identificando quais categorias tiveram maior giro e melhor desempenho para, dessa forma, definir o sortimento a ser trabalhado e as quantidades que deverão abastecer o estoque.

Nesse momento, a parceria com os fornecedores mais próximos é fundamental para se conhecer os lançamentos e as grandes apostas da temporada invernal. Devido à pandemia do novo coronavírus, em 2021, as vitaminas, por exemplo, que já se destacaram em 2020, devem se manter em alta. Por isso, dê muito atenção à forma como são expostas no ponto de venda, utilizando de preferência mobiliário próprio.

Categorias que merecem destaque na temporada outono/inverno

  • Antigripais
  • Analgésicos e antitérmicos
  • Lenços descartáveis
  • Hidratantes
  • Colorações para cabelos
  • Esmaltes
  • Vitaminas
  • Soro fisiológico para inalação
  • Termômetros
  • Óleos hidratantes para o corpo
  • Hidratantes para o rosto
  • Protetores solares
  • Protetores labiais
  • Maquiagem
  • Inaladores, nebulizadores e umidificadores de ar
  • Cremes hidratantes para cabelos
  • Gel antisséptico (álcool gel)

Para definir o estoque, leve em consideração cinco fatores: histórico das vendas do ano anterior para usar como base para o ano atual; histórico de saída do mês anterior para usar como base das compras para o mês seguinte; informações concedidas pelos fornecedores, sobre estimativas de lançamentos de produtos; condições climáticas e de saudabilidade da estação atual; e situação emergencial provocada pela pandemia de Covid-19.

Como expor produtos da estação

Os produtos sazonais devem ser expostos de maneira diferenciada dentro da farmácia. Apesar disso, eles não podem ser retirados de seus pontos naturais de exposição. Isso quer dizer que mesmo você criando uma ilha com vitaminas, por exemplo, elas devem continuar expostas nas gôndolas habituais. Dessa forma, você garante que tanto o consumidor recorrente quanto aquele que entra pela primeira vez no ponto de venda em busca de promoções encontrem o produto.

As pontas de gôndola são os principais locais de divulgação de produtos sazonais. Ao transitar de um corredor a outro, o shopper é obrigado a passar em frente à ponta de gôndola, por isso o fato de ser um local estratégico.

Outro ponto extra que pode ser explorado para destacar produtos sazonais são os checkouts. Existem balcões específicos para isso. Na fila, o shopper vê o produto e se lembra de que precisa de um protetor labial porque no inverno os lábios ficam muito ressecados. Ou então, se dá conta de que precisa de vitamina C para não gripar. Enfim, as possibilidades são grandes.

O importante é ter em mente que fazer uma promoção não é apenas reduzir preço, mas criar uma série de condições que façam com que o consumidor se sinta atraído pelo produto. Especialistas já sabem que quanto mais informação o consumidor tem, mais ele consome. Se você quer vender um determinado hidratante corporal, além de destacá-lo em pontos extras dentro da loja, crie um ambiente de envolvimento do shopper com a marca, permitindo, por exemplo, que ele experimente o produto, sinta o cheiro, a textura.

Vendas no delivery para quem ainda não quer sair de casa

Assim como ocorreu em 2020, este ano, muitas pessoas manterão o hábito adquirido durante a pandemia de comprar por telefone, aplicativo de mensagens ou e-commerce. Sendo assim, as suas estratégias devem acompanhar esse comportamento.

As redes sociais são um importante canal para você divulgar os produtos sazonais, estimulando a demanda. Certifique-se de que sua equipe de marketing tenha informações suficientes, como nome dos produtos, preços, finalidade, para criar campanhas que realmente se convertam em pedidos por aplicativo ou compras no online.

E não se esqueça de treinar a equipe para quando a demanda chegar. Se os pedidos aumentarem, você deverá ter estoque e pessoal para atender com qualidade e segurança.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.