
O varejo é marcado por datas importantes, que elevam as vendas e impactam o faturamento. Mesmo em tempos de pandemia, quando muitas pessoas estão evitando ir às ruas e se aglomerar nas lojas, essas datas não perdem relevância. O desafio é como trabalhar a sazonalidade garantindo visibilidade para as ações de marketing e a segurança no ponto de venda.
Sazonalidade é o termo que define as altas e baixas na procura e nas vendas. Ao longo do ano, existem vários períodos e datas que são grandes oportunidades para elevar o faturamento do PDV. No verão, por exemplo, a drogaria pode destacar produtos como protetor solar, hidratante e proteção para os cabelos contra o cloro das piscinas. No inverno, ganham destaque a Vitamina C e os antigripais. Desde o início da pandemia, as vitaminas estão em alta, pois as pessoas querem ter mais imunidade contra os vírus.
As datas comemorativas também marcam períodos de alta nas vendas. No próximo domingo, 9 de maio, é Dia das Mães. Você deve estar se perguntando: essa data é boa para as drogarias? Sim, pode ser excelente se você, empresário ou gestor, aplicar as dicas que separamos.
Vendas online e por aplicativo
Como estamos em pandemia, a primeira estratégia deve ser como divulgar a data e as promoções criadas para o Dia das Mães para os clientes que estão isolados em casa com medo de se contaminarem.
Se você tem um e-commerce estruturado, a primeira medida é montar a sua vitrine virtual. Crie uma página inicial com o tema Dia das Mães e divulgue suas ações, como cesta promocional, descontos em linhas específicas, brindes para compras mínimas, entre outras. Divulgue nas redes sociais e, por quê não, nas rádios locais.
As farmácias de pequeno porte, que não têm e-commerce, podem utilizar aplicativos como WhatsApp e Telegram para divulgar as promoções do Dia das Mães. Essas ferramentas são úteis tanto para a comunicação quanto para a efetivação da venda. O importante aqui é sua drogaria ter um delivery que sustente a demanda, caso ela ocorra.
Veja como melhorar o seu delivery
Preparação da loja para as vendas físicas
Se muitos evitam sair de casa, muitos outros preferem fazer as compras pessoalmente. Portanto, sua drogaria precisa estar pronta para receber esse grupo de consumidores. Já tratamos em outros artigos das medidas que as lojas devem adotar para garantir a segurança do shopper, mas nunca é demais recordar: corredores mais largos, uso de acrílico provisório na frente dos caixas, totem de álcool em gel na entrada, um convite ao cliente do tipo “Seja bem-vindo com sua máscara”, entre outras.
A sazonalidade e o layout estão intimamente relacionados, pois em determinados períodos do ano ou data especiais as vendas dependem de uma boa exposição dos produtos. Diversos estudos já comprovaram que layout adequado, setorização e organização das gôndolas fazem o cliente comprar.
No entanto, você não vai mexer na loja toda, porque as categorias normais e os pontos naturais não devem ser mudados. Para datas especiais, com o Dia das Mães, vale investir nas ilhas de produtos ou pontas de gôndola, destacando itens que possam interessar, como mimos ou presentes.
São muitos os produtos que podem ganhar destaque nas ilhas e nas pontas de gôndola, entre eles, xampu, condicionadores, cremes para pentear, escovas de cabelo, tinturas para cabelo, cremes e loções hidratantes, cremes esfoliantes, óleos para o corpo, maquiagem em geral, esmaltes, máscara de cílios, sabonetes líquidos (premium) e os dermocomésticos de linhas de maior valor agregado, como antirrugas, sérum facial anti-idade, protetor solar para o rosto, máscaras mineralizantes.
Clima e temática para o Dia das Mães
Pense no seguinte: em geral, quem compra são as mulheres, mas, nesse caso, quem vêm às drogarias são maridos e filhos. Você vai vender para homens. A primeira medida, portanto, é criar um layout com uma comunicação visual objetiva e que possa ser percebida pelos homens logo que entrarem na drogaria.
Jornada de compra: quanto tempo o shopper fica na farmácia?
O engajamento da equipe é fundamental para criar esse clima de Dia das Mães. É importante que eles entendam que essa é uma data fundamental para as vendas da empresa. Oriente os colaboradores para que ofereçam um bom atendimento, com simpatia e segurança.
No período que antecede o Dia das Mães, a emoção é o que impulsiona o consumidor para uma compra por impulso. Se os produtos estiverem expostos de forma estratégica e os atendentes preparados, o apelo emocional é o terceiro ingrediente para que as vendas aconteçam.
Mais giro para o estoque
Datas comemorativas podem ser boas oportunidades de colocar para fora produtos encalhados no estoque, desde que eles tenham a ver com a data, claro. Sabe aquela linha de xampu e condicionador que tem pouca procura? Que tal transformar em brindes para as mães nas compras acima de determinado valor?
Por fim, providencie as embalagens dos presentes, mesmo que sejam simples. Assim, você fecha a sua venda com chave de ouro e facilita a vida do cliente, que sai da farmácia com o presente pronto para ser entregue.