Como a Curva ABC ajuda a farmácia na definição do mix de produtos

Como a Curva ABC ajuda a farmácia na definição do mix de produtos
15 de abril de 2021 Viviane Massi
Como a Curva ABC ajuda a farmácia na definição do mix de produtos

No artigo 5 regras de ouro para sua farmácia vender muito, você viu que uma delas é ter Mix enxuto e direcionado ao público-alvo. Neste artigo, a gente vai te apresentar uma das principais técnicas utilizadas para conseguir isso: a Curva ABC.

Por meio da Curva ABC, a farmácia obtém informações sobre a participação de cada um dos produtos no montante de vendas, para, em seguida, definir um sortimento de acordo com a demanda do público que atende, minimizando as rupturas, ou seja, a falta de produtos. Uma das principais razões para um cliente sair de uma farmácia e procurar outra é quando não encontra o item que procura.

Utilizada amplamente para a gestão eficiente do estoque, a Curva ABC permite ordenar as informações de vendas quanto ao grau de importância, possibilitando que o gestor defina com mais exatidão as prioridades de reposição no estoque. Se as compras são baseadas na Curva ABC, a farmácia também evita perdas financeiras com produtos vencidos e atende seus clientes com precisão.

De modo geral, a Curva ABC é representada da seguinte forma:

  • A: 20% dos itens representam 80% do faturamento.
  • B: 30% dos itens representam 15% do faturamento.
  • C: 50% dos itens representam 5% do faturamento.

 Classificação das curvas no varejo farmacêutico

Na farmácia, a ferramenta serve para analisar todas as categorias, mas vamos exemplificar com medicamentos.

Os medicamentos da Curva A têm alto giro no estoque, por isso precisam ser comprados e repostos nas prateleiras diariamente. Esses produtos devem compor 50% do estoque da farmácia, que precisa ter uma quantidade suficiente de cada SKU para suprir as vendas por um período de 30 dias. Agindo assim, o gestor consegue administrar com mais tranquilidade problemas de abastecimento com o fornecedor e outros imprevistos.

“O SKU (Stock Keeping Unit) está relacionado aos tipos de produtos que a loja trabalha. Por exemplo, se a farmácia possui 3.000 caixas de Simeticona 75mg/ml Gotas 15ml e 1.200 unidades de hidratante corporal 200ml, ela tem 4.200 produtos ao todo, mas apenas 2 SKUs, ou seja, dois tipos de produtos em seu mix”, explica a Farmarcas.

Os medicamentos da Curva B também necessitam de compras diárias, mas o giro de estoque é um pouco abaixo dos medicamentos da Curva A, devendo compor 35% do estoque da drogaria e ter uma cobertura para 60 dias.

Em seguida, temos os medicamentos da Curva C, com giro bem menor no estoque. Por isso, as compras são esporádicas. Eles representam 10% das vendas e devem ter cobertura para 90 dias.

No segmento farmacêutico, falamos numa quarta curva: a Curva D. Essa classificação refere-se aos produtos que praticamente não têm reposição e são adquiridos por encomenda. Devem compor 5% do estoque da farmácia e ter uma cobertura para 120 dias.

Como fazer os cálculos da Curva ABC

– Faça uma lista dos itens identificando todos os produtos que estão em estoque, determinando preço por unidade, quantidade, valor total e descrição.

– Em seguida, organize os itens dos maiores para os menores valores.

– Calcule o valor acumulado de cada item (quantidade x valor unitário), obtendo um total para cada um deles.

– Transforme o valor acumulado de cada produto em percentual.

– De acordo com os percentuais obtidos, classifique os produtos nas categorias A, B e C, lembrando que a proporção aproximada é de 80%, 15% e 5%.

Existem, no mercado, diversas opções de softwares que fazem esses cálculos de forma precisa. Uma pesquisa no Google e você vai se surpreender. Em muitos casos, os sistemas de checkout das farmácias já oferecem a funcionalidade da Curva ABC, pois são abastecidos diariamente com as vendas, gerando importantes indicadores. Portanto, não há desculpas para não fazer.

No próximo artigo, você vai ver como a Curva ABC auxilia na definição do planograma. Afinal, uma exposição objetiva e bem-posicionada do produto vai fazer sua farmácia vender mais.

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*