
Nas últimas três semanas, exploramos ao máximo as informações cedidas pela consultoria Mind Shopper sobre a jornada de compra do shopper na drogaria. Neste último artigo da série, trazemos um “resumão” daquilo que você, dono de farmácia, deve se lembrar, aquilo que é mais relevante para as suas tomadas de decisão.
1- No canal independente, há um maior número de shoppers masculinos e idosos do que nas redes. Por isso, trabalhar categorias para esses dois públicos que crescem são importantes para o canal.
2- Quase todos os shoppers não carregam apoio (cestinha) durante a compra. Oferecer proativamente cestinhas para eles pode incentivar a compra de itens não planejados.
3- Nas redes, os shoppers consultam mais os tabloides do que nas independentes. Sendo assim, trabalhar essa forma de comunicação como ferramenta educacional funciona bem.
4- A ajuda do atendente é mais requisitada na farmácia independente do que na rede. Por isso, sempre treinar o atendente, não apenas sobre produto, mas também sobre técnicas de vendas.
5- Os shoppers levam cerca de 2 minutos a menos na farmácia independente, mas compram menos categorias do que na rede. Nesta, a média de categorias compradas é 2,3, enquanto nas independentes é 1,9. Por isso, os shoppers precisam interagir com mais categorias, para aumentar o número de produtos na cesta.
6- A 1° interação do shopper na rede é com produtos de higiene e beleza, já nas independentes são os medicamentos. Uma dica para as independentes é aumentar a atratividade para essas categorias.
7- As independentes mostram força nas categorias de polivitamínicos e primeiros socorros, que têm alta interação e conversão. Por isso, vale a pena continuar trabalhando com esses segmentos, pois atraem shoppers.
A gente termina aqui a série Jornada de Compra. Já leu os outros artigos?