
As pesquisas sobre jornada de compra indicam que o shopper entra na farmácia já sabendo o que vai comprar. Nas farmácias independentes, em geral, 55% de homens e mulheres levam em torno de 3 minutos para realizar a compra. Esse percentual muda um pouco quando o tempo sobe, no máximo, 5 minutos. De acordo com pesquisa da Mind Shopper, 20,4% das mulheres e 29% dos homens demoram entre 3 a 5 minutos para entrar, pegar o produto e pagar.
Tempo da jornada nos independentes
Mulheres
Homens
Fonte: Mind Shopper
Leia também: Jornada de compra: perfil do shopper
Tempo da jornada nas redes
Nas redes, esse perfil muda consideravelmente. Nota-se que homens e mulheres ficam mais tempo no ponto de venda, o que pode ser explicado pela maior variedade de produtos nas gôndolas. As grandes redes também costumam ser maiores, mais espaçosas, investir mais em iluminação e sortimento, o que atrai a atenção do consumidor, fazendo com que ele fique mais tempo dentro da drogaria.
Segundo a Mind Shopper, 25,8% das mulheres e 36,9% dos homens levam até 3 minutos para concretizar uma compra nas grandes redes. De 3 a 5 minutos, esse percentual passa para 25,3% e 25,5%. De 5 a 7 minutos, 16,3% e 19,1%. E de 7 a 10 minutos, 13,5% e 12,1%. Nas independentes, apenas 9,5% das mulheres e 7,2% dos homens ficam entre 7 a 10 minutos.
Mulheres
Homens
Fonte: Mind Shopper
Como usar dados da jornada de compra a seu favor
Esses dados podem ajudar gestores na criação de estratégias para retenção do cliente mais tempo no ponto de venda, principalmente nas independentes, onde o shopper fica menos tempo. A oferta de serviços farmacêuticos pode ser uma boa opção. Ao atrair o cliente para realizar um teste rápido de Covid-19, a farmácia tem a chance de agregar uma venda de perfumaria, por exemplo. Ou o contrário: chegou na farmácia, pergunte se o cliente já conhece os serviços que a farmácia oferece.
Uma das razões para os consumidores ficarem mais tempo dentro de uma drugstore é o espaço amplo e o mix de produtos variado. Cada vez mais, o shopper prefere comprar numa loja com um layout bonito e funcional, gôndolas organizadas, iluminação que favoreça a compra e o melhor atendimento que sua equipe puder dar. Então, que tal pensar numa reforma do ponto de venda para valorizar tudo o que você oferece? Pense nisso.
Fique ligado no próximo artigo, pois vamos falar sobre interação do shopper no ponto de venda. Até a próxima!