
Conhecer a jornada de compra do shopper é fundamental para vender mais e melhor. A partir de hoje, aqui no blog, vamos trazer de forma recorrente vários insights para que você, dono de farmácia, possa fazer mais vendas e elevar o tíquete médio da loja. Ao conhecer o comportamento do consumidor no ponto de venda, você toma decisões estratégicas com base em dados reais.
Perfil do shopper
As mulheres são predominantes quando se trata de quem compra na farmácia. Em média, representam quase 70% do shopper que vai às compras numa drogaria. Em relação à faixa etária, predominam as mulheres entre 25 e 60 anos.
Apenas 15% do consumidor de farmácia é idoso. No entanto, esse percentual tende a aumentar devido à elevação da expectativa de vida. Por isso, cada vez mais haverá idosos precisando de medicamentos e acompanhamento farmacêutico.
Acompanhado ou sozinho
Cerca de 85% dos consumidores compram sozinhos, ou seja, vão à farmácia desacompanhados. E quase sempre sem nenhum material de apoio, como receita, celular ou lista de compras. Esse comportamento é uma oportunidade para aumentar o tíquete médio da loja, pois o cliente está mais suscetível a compras por impulso.
Leia também: 7 desafios da profissão farmacêutica na próxima década
Ajuda do atendente na jornada de compra
A pesquisa, conduzida pela consultoria Mind Shopper, aponta que há diferenças na forma como o shopper se relaciona com o atendente. Nas redes, os consumidores (60%) costumam tomar suas decisões sozinhos, sem pedir ajuda. Já nas farmácias independentes, a interação entre shopper e atendente é muito maior, ou seja, o cliente quer tirar dúvidas, conversar sobre o produto e obter mais informações antes de efetuar a compra.
Essa diferença evidencia uma característica muito marcante da farmácia independente: a proximidade com o cliente. Ela desempenha uma função que a grande rede ainda não conseguiu, que é a interação direta com o consumidor, fator determinante para a fidelização do cliente.
No próximo artigo, vamos trazer dados sobre o tempo de jornada de compra do shopper. Fique ligado aqui no blog!