2021: tendências em mobiliário para drogarias

2021: tendências em mobiliário para drogarias
27 de outubro de 2020 Viviane Massi
2021: tendências em mobiliário para drogarias

A pandemia do novo coronavírus transformou a maneira como as pessoas relacionam-se com os espaços. Obrigadas a ficar em casa, as salas, as cozinhas e os escritórios – home office – ganharam mais relevância na vida delas, que precisaram readaptar esses ambientes a um novo modo de viver, mais introspectivo e isolado do mundo exterior. E isso vai se refletir também no mobiliário para drogarias.

Para a arquiteta do Grupo Buzatto’s, Erica Lemos, essa introspecção passará a ser percebida também nos ambientes de saúde e no comércio em geral. “Tivemos um ano de muita interiorização no modo de se viver devido à pandemia. Acredito que esse comportamento vá se refletir no varejo farmacêutico, que, apesar de não ter fechado as portas, precisou lidar com limitações espaciais e redução no fluxo de pessoas. Então, penso que isso, de alguma forma, estará representado nos mobiliários em 2021”, observa Erica.

MDF em tons amadeirados continuam sendo tendência

A premissa básica é criar ambientes acolhedores, que façam o cliente se sentir confortável, acolhido e, atualmente – e mais do que nunca –, em segurança do ponto de vista do contágio. O segmento de farmácias de manipulação explora o conceito da buticalização do ponto de venda há mais tempo do que as drogarias. No entanto, o varejo vem cada vez mais cedendo a essa tendência, que hoje deve vir conciliada com novos hábitos de higiene, inclusive.

Preocupadas em criar ambientes mais atrativos para as compras, as drogarias têm apostado em mobiliários em MDF e mais coloridos, diferentemente da época em que prevaleciam os móveis em vidro e aço compostos com o branco. A Buzatto’s é uma das pioneiras dessa tendência no mercado.

Os móveis em tons amadeirados já vieram como tendência nos últimos dois anos e vão permanecer, pois se enquadram dentro do conceito de buticalização da farmácia. “O MDF virou o queridinho das drogarias pelas possibilidades que oferece, inclusive a estrutura. O vidro agora é aplicado apenas nos detalhes, e o aço está cada vez mais em desuso. Quando ele aparece, é sempre mesclado com MDF, mas nunca sozinho”, pontua Erica.

Leia também: Como buticalizar a farmácia para aumentar a lucratividade com perfumaria e cosméticos

Linhas retas facilitam a exposição dos produtos

Importante observar que, em se tratando de drogarias, o mobiliário nunca pode chamar mais a atenção do que o produto em si. Por isso, os móveis retilíneos ainda serão os mais utilizados, principalmente pela facilidade de exposição. As linhas retas facilitam a visualização do produto e oferecem um ritmo melhor à leitura do consumidor.

Outra grande tendência é união do mobiliário à tecnologia. Além do design retilíneo, os móveis tendem a vir para as drogarias com painéis interativos e iluminação em LED, tudo para atrair a atenção do consumidor e facilitar o entendimento sobre as categorias dos produtos.

As pontas de gôndolas, por exemplo, já contam com TVs e displays iluminados, espaços de comunicação com o cliente num momento em que todos estão altamente conectados, apesar de distantes fisicamente. Toda essa tecnologia, cada vez mais barata, estará totalmente incorporada ao varejo farmacêutico nos próximos anos.

Para encerrar, o estilo industrial é mais uma tendência. “Na Buzatto’s, estamos pensando em dar uma virada e ousar nos layouts para drogarias com a ‘pegada’ industrial, trazendo canaletas de iluminação e um toque mais rústico, por exemplo. Esses recursos são muito utilizados em casas, restaurantes e lojas de roupas, mas por que não ousar um pouco mais e trazer também para as drogarias?”, provoca Erica.

Já conhece nosso canal no YouTube?

https://www.youtube.com/channel/UCSpLQXxVdGRdgrudyaZRYRg

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*