Como buticalizar a farmácia para aumentar a lucratividade com perfumaria e cosméticos

Como buticalizar a farmácia para aumentar a lucratividade com perfumaria e cosméticos
5 de outubro de 2020 Viviane Massi
Como buticalizar a farmácia para aumentar a lucratividade com perfumaria e cosméticos

Neste artigo, separamos dicas para você buticalizar a farmácia. Atualmente, o varejo farma tem, basicamente, dois modelos: drugstore e popular. A primeira costuma ter uma metragem muito maior que a segunda, dedicando mais espaço à perfumaria e cosméticos. Essa vantagem em termos de área possibilita a criação de ambientes mais aconchegantes e sofisticados, destinados a atrair principalmente o público feminino em busca de produto ou serviço.

As drogarias que seguem o conceito americano de drugstore costumam investir, por exemplo, na contratação de perfumistas e profissionais especializadas em tratamentos faciais e capilares, preparadas não apenas para vender produtos, mas para atuarem como consultoras no ponto de venda, tirando todas as dúvidas do shopper.

Nessas drogarias, o conceito de “buticalização” vem ganhando cada vez mais espaço, até porque não faz sentido vender produtos de beleza num ambiente feio, escuro e pouco atrativo. Mas o que é a buticalização? Buticalizar a loja – já virou até verbo – significa criar um ambiente que possa proporcionar uma exposição dos produtos de forma diferenciada, conferindo a eles um valor especial, fazendo com que o cliente se sinta em um ambiente de saúde e beleza, agradável, com excelentes mobiliários e mix de produtos de acordo com a clientela.

Em farmácias, é comum esse tipo de exposição para os produtos dermocosméticos, que são de maior valor agregado e pedem um mobiliário diferenciado, com iluminação específica, que mostre o valor do produto para o cliente e faça com que ele se sinta mais sofisticado ao comprar esses itens.

Pesquisas mostram que o público da farmácia é majoritariamente feminino, e as mulheres fazem compras sozinhas. Por isso, a buticalização tem efeitos muito significativos na decisão de compra das consumidoras.

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Mas como buticalizar a loja?

O primeiro passo é pensar no layout do ponto de venda. Uma loja buticalizada privilegia espaços mais amplos, onde a consumidora possa circular com tranquilidade e conforto. Ela deve se sentir acolhida pelo ambiente, que traz ao mesmo tempo sofisticação visual e funcionalidade na localização do produto e na experiência de compra. Você não deve negligenciar os conceitos do gerenciamento por categorias apenas porque tem uma loja muito bem arrumada.

Uma atenção especial deve ser dada à área de perfumaria, cosméticos e dermocosméticos. Se possível e houver espaço suficiente, potencialize a experiência de compra da sua cliente com uma atendente especializada e um local onde a consumidora possa experimentar os produtos. Numa butique, ela experimenta roupas. Então, na sua drogaria, você pode criar uma experiência muito semelhante com produtos. Maquiagem é um bom exemplo.

A escolha do mobiliário é fator crucial para transformar a sua farmácia numa butique e aumentar as vendas em HPC. Prefira gôndolas em MDF e em tons amadeirados, pois essas características têm a função de deixar a loja mais acolhedora. Outro recurso que vem sendo cada vez mais empregado é utilização de iluminação LED em parte do mobiliário para destacar determinadas áreas ou categoria de produtos. Mas cuidado para não exagerar. A consumidora não pode se sentir num parque de diversões ou numa boate.

As soluções high tech auxiliam na concepção de uma loja buticalizada. Hoje em dia, é mais fácil encontrar empresas que oferecem mobiliário com hologramas, testeiras animadas e informações automatizadas. Toda essa tecnologia cria uma atmosfera diferenciada de compra, convidando o shopper a permanecer muito mais tempo dentro da loja.

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Drogacenter, em Brasília: mobiliário e piso diferenciados para cativar as clientes

 

Iluminação correta valoriza ambientes e produtos

A iluminação é outro fator relevante no desafio de buticalizar a sua farmácia, porque ela transforma zonas frias em zonas quentes, destaca produtos para incentivar a compra, determina direções a seguir, favorece a comunicação e estimula sensações de aconchego e conforto.

Por isso, ainda na fase inicial do projeto arquitetônico, posicione todos os pontos de luz para que sirvam a objetivos específicos bem definidos. Em geral, para deixar a sua loja encantadora e aconchegante, sugere-se trabalhar pontos estruturais no ambiente como teto e pavimento, e pontos cirúrgicos como objetos de decoração e mobiliário, embutidos ou expostos. Estabeleça esses objetivos juntamente com o arquiteto que vai ajudar você a desenhar o layout da sua drogaria.

“Aposte em uma boa iluminação. Além de facilitar a visualização dos produtos expostos, a iluminação adequada irá também valorizar a exposição. Por isso, é fundamental um projeto luminotécnico pensado. Você poderá destacar as áreas nobres da loja e harmonizar a visualização dos produtos, bem como garantir a eficiência energética, sempre bem-vinda atualmente”, defende Erica Lemos, arquiteta do Grupo Buzatto’s.

 

Por onde sua cliente vai caminhar?

Por fim, pode não parecer importante, mas o tipo de piso que você coloca na sua farmácia ajuda a compor um ambiente aconchegante e acolhedor. Além de exercer a função de facilitar a caminhada no local, impacta diretamente na aparência. Os pisos vinílicos são interessantes para farmácias porque podem ser limpos com facilidade. Outra vantagem é que estão disponíveis em várias cores, formatos e designs. Alguns imitam madeira e mármore. Devido às características acústicas, não geram barulhos ao se caminhar sobre ele, conferindo ainda mais aconchego à experiência de compra.

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