Como montar uma farmácia de manipulação

Como montar uma farmácia de manipulação
20 de agosto de 2020 Viviane Massi
Como montar uma farmácia de manipulação

O Brasil possui mais de oito mil farmácias de manipulação. E a tendência é que esse número aumente de maneira significativa nos próximos anos devido ao crescente interesse dos consumidores por medicamentos e produtos personalizados. Neste artigo, separamos algumas etapas importantes do processo de abertura de uma farmácia de manipulação para quem quer empreender no segmento magistral. Confira.

Plano de negócios

Toda nova empresa precisa de um plano de negócios. E não é diferente com a farmácia de manipulação. Você precisa analisar o mercado e a concorrência, definir o segmento de atuação – por exemplo, se será voltado à nutrição ou dermocosméticos –, pensar na possibilidade de iniciar com uma franquia já consolidada no canal farma, escolher as ferramentas e o software de gestão, entre outras ações importantes. Enfim, há todo um conjunto de medidas a serem adotadas antes de abrir a farmácia.

A função do plano de negócios é minimizar os riscos de o empreendimento fracassar. Ao fazer uma análise prévia, você poupa tempo e, principalmente, recursos ao prever problemas e desafios que serão enfrentados ao longo do caminho. Com um plano de negócios em mãos, torna-se mais fácil inclusive obter empréstimos bancários e arregimentar investidores para participarem dessa jornada com você.

Contratação de pessoas

Muitas empresas são negligentes com essa etapa, mas esse não deve ser o seu caso. A área de manipulação requer profissionais especializados, capacitados e muito competentes. Por isso, enquanto a papelada caminha nos órgãos reguladores – vamos falar disso logo a seguir –, dedique-se a selecionar os funcionários, mas com apoio técnico. Não queira fazer isso sozinho ou sozinha, pois as chances de você falhar na identificação do perfil certo são grandes. Conte sempre com o apoio de recrutadores e especialistas em recursos humanos. Essa atitude vai minimizar problemas futuros com produtividade e qualidade.

Projeto arquitetônico

É impossível montar uma farmácia sem antes projetá-la. Você vai precisar de um projeto arquitetônico não apenas para obter a licença sanitária no órgão regulador, mas também para nortear as decisões que vão compor o negócio.

“Cada farmácia tem uma necessidade. Não adianta repetir a fórmula. Nosso papel é entender essa demanda antes de sugerir o projeto que consideramos mais adequado à necessidade do cliente”, explica Erica Lemos, arquiteta do Grupo Buzatto’s.

Com o projeto em mãos, é possível estimar custos e estabelecer os prazos da obra. Esse mesmo projeto vai delimitar os espaços, auxiliar na disposição dos móveis e equipamentos e otimizar o fluxo do processo produtivo.

“Às vezes, o técnico não consegue atingir o nível de produtividade máxima porque o fluxo não está adequado. Por isso, quando bem elaborado, o projeto arquitetônico contribui para elevar a produtividade e garantir a qualidade final do produto”, acrescenta Erica.

Além disso, o projeto leva em conta as especificações e áreas mínimas exigidas pelas normas sanitárias. Quando o projeto não está adequado, há risco de se ter problemas com a fiscalização, pois a farmácia deixa de atender às boas práticas de manipulação.

Vale destacar que o projeto arquitetônico também é fundamental para qualquer alteração futura na estrutura física da farmácia. Em sua concepção, deve-se projetar ampliações e expansões, acréscimos e alterações, pois, em determinado momento do negócio, você pode chegar à conclusão de que é hora de aumentar a produção. Com um projeto bem-feito, você consegue ampliar sem interromper suas atividades.

Leia também: Por que é importante fazer análise mercadológica antes de abrir uma nova farmácia?

Legislação sanitária para farmácia de manipulação

Empreender no segmento farmacêutico é atitude para os mais persistentes. Isso porque a legislação é ampla e rigorosa, exigindo do empresário um pouco de paciência para obter todas as licenças das quais necessita.

De acordo com a farmacêutica e diretora da Organize Farma, empresa especializada na regularização de farmácias perante os órgãos sanitários, Betânia Alhan, do ponto de vista regulatório, três pontos poderiam gerar entraves à abertura do negócio. Portanto, atenção a eles: contratação do responsável técnico; documentação completa e de dentro da validade; e, por último, mas não menos importante, estrutura, equipamentos e mobiliários compatíveis com todas as atividades pretendidas.

O segmento magistral é regulado por quatro normas: Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 67/2007, que dispõe sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias; RDC nº 17/2010, que dispõe sobre Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos; RDC nº 50/2002, que trata do regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde; e RDC nº 307/2002, que altera a RDC nº 50.

A planta e o projeto arquitetônico devem ser avaliados previamente pela Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual. Trata-se de uma exigência para que a licença sanitária seja concedida. O projeto deve atender às exigências de acordo com as atividades que serão exercidas e o tipo de medicamento que será manipulado.

Os ambientes mínimos exigidos são:

  • Sala administrativa;
  • Sala de armazenamento (almoxarifado de insumos);
  • Controle de qualidade;
  • Sala de pesagem de matérias-primas;
  • Laboratório de manipulação segregado para a manipulação de sólidos, líquidos ou semissólidos;
  • Área de dispensação;
  • Sanitários para funcionários;
  • Vestiários;
  • Sala de paramentação;
  • Sala dedicada para manipulação de hormônios, antibióticos e controlados, no caso de manipulação desses produtos;
  • Refeitório;
  • Área ou local para lavagem de utensílios e materiais de embalagem;
  • Depósito de material de limpeza (DML).

No que diz respeito à documentação, para funcionar, a farmácia de manipulação precisa ter:

  • Alvará de localização;
  • Licença sanitária municipal;
  • Responsabilidade técnica: documento emitido pelo Conselho de Farmácia;
  • Comprovante de limpeza dos reservatórios de água por firma cadastrada no Instituto Estadual do Ambiente (INEA);
  • Comprovante de desinsetização e desratização;
  • Contrato com empresa de coleta seletiva para atividades que gerem resíduos químicos;
  • Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE);
  • Autorização Especial (AE), caso faça venda de medicamentos controlados;
  • Laudo de prevenção e combate a incêndio, emitido pelo Corpo de Bombeiros;
  • Relação contratual entre os estabelecimentos (matriz e filial).

Vale acrescentar a essa listagem, o Manual de Boas Práticas de Manipulação; os Procedimentos Operacionais Padrão (POP); e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que também são obrigatórios. Você vai precisar de outros documentos além desses, por isso, busque orientação com profissionais especializados para você não errar nessa etapa de abertura do negócio.

Em relação à área de dispensação, a legislação exige que a farmácia disponha de armário resistente e/ou sala dedicada, fechados com chave ou outro dispositivo que ofereça segurança para a guarda dos produtos manipulados que contenham substâncias sujeitas a controle especial.

Os produtos manipulados não sujeitos a controle especial devem ficar em um local segregado, identificado, devidamente climatizado, organizado e sem umidade e exposição direta aos raios solares.

Mobiliário para a farmácia de manipulação

A atividade de manipulação de medicamentos requer mobiliário específico. Na sala de sólidos e pesagem, uma das principais soluções são os armários para guardar a matéria-prima. Eles organizam os ambientes e permitem fácil acesso aos materiais. Também é interessante investir em prateleiras e armários suspensos.

Na sala de fabricação de semissólidos, é muito importante ter bancadas livres, pois o preparo desses manipulados requer espaço para uma melhor organização do fluxo de trabalho. Bancadas com prateleiras embaixo são uma boa solução para guardar materiais e não ocupar as bancadas. Esse ambiente vai precisar também de uma pia.

Na área de controle de qualidade, você vai precisar de pia, bancada e uma armário com prateleira para guardar vidrarias. A estação de trabalho é opcional e varia de acordo com a forma de trabalho de cada farmácia.

No ambiente de lavagem, será necessário ter uma bancada livre com escorredor de vidraria feito em acrílico. A melhor opção são as pias com 50 cm de profundidade, que facilitam a lavagem das vidrarias maiores. As torneiras com acionamento elétrico também são as mais indicadas.

O almoxarifado deve ser funcional e organizado, de preferência com colmeias que podem conter até dez prateleiras reajustáveis, nichos em acrílico e pequeno porta-pallet, que é ótimo para guardar materiais pesados, como galões. Uma solução interessante para pequenos almoxarifados é o Gaveteiro Fama, com o qual se ganha espaço com gavetas de 120 cm de profundidade.

Na área de paramentação, o módulo paramentação é excelente para esse local, pois é compacto e funcional, contendo três gavetas e cabideiro para jalecos, além de vir juntamente com o módulo pia com torneiras de acionamento elétrico por pedal, facilitando a higienização das mãos.

Para o laboratório de homeopatia, uma boa sugestão é o gaveteiro matriz, que contém dez gavetas com aramado feito sob medida, evitando assim que elas balancem ou se choquem dentro do gaveteiro.

Principais equipamentos da manipulação

Em relação aos equipamentos, destacam-se exaustores e insufladores, utilizados para trocas de ar dentro do laboratório, e as cabines para manipulação, que servem para pesar e encapsular o medicamento. As cabines podem ter de 80 a 120 cm de largura. Em geral, são classificadas como:

  • Cabine de encapsulamento;
  • Cabine de pesagem;
  • Cabine para classes especiais;
  • Cabine para controle de qualidade.

No Grupo Buzatto’s, todos esses equipamentos saem de fábrica certificados pela Certific, uma empresa acreditada pelo Inmetro.

Além desses equipamentos, você vai precisar também de encapsulares em acrílico e PVC, contatos de cápsulas e dosadores de pellets.

Custos para montar uma farmácia de manipulação

Para estimar o investimento inicial, é necessário saber a metragem da área a ser ocupada, a capacidade de produção desejada e os equipamentos que serão adquiridos. Mas suponha que você queira montar uma farmácia com 150 m2 e todas as salas de manipulação – sólidos, semissólidos e líquidos, homeopatia e classes especiais. Nesse caso, o custo mínimo inicial aproximado seria de R$ 250 mil.

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