Boletim coronavírus: resumo das notícias de 15 a 21 de março

Boletim coronavírus: resumo das notícias de 15 a 21 de março
20 de março de 2020 Viviane Massi
novo coronavírus

Devido ao turbilhão de informações sobre o novo coronavírus na última semana, decidimos reunir as mais importantes e que estão diretamente relacionadas a farmácias e drogarias, no intuito de ajudar nossos clientes a não perder nenhum conteúdo relevante.

–  O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, anunciou que vai conversar com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) sobre uma possível parceria com as farmácias de todo o Brasil não apenas na campanha de vacinação que começa no dia 23 de março, mas também para que sejam pontos de apoio na orientação quanto ao uso de medicamentos indicados no tratamento de sintomas do novo coronavírus e para a coleta e testagem de material.

– Farmácias e dispensários devem evitar aglomerações e providenciar barreiras físicas, definindo a distância entre funcionários e usuários, como também entre os próprios usuários na fila. Outra recomendação é que pacientes com suspeita de Covid-19 que procurem atendimento devem ser atendidos em local isolado, e o profissional deve utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras e luvas. Além disso, disponibilizar insumos como sabão líquido, álcool em gel 70% e EPI para o atendimento seguro e adequado.

– De acordo com a Nota Técnica nº 134/2020, do Ministério da Saúde, os prazos para transações no Aqui Tem Farmácia popular foram estendidos para até 90 dias para todos os princípios ativos e fraldas geriátricas. E as procurações não precisam mais ter a firma reconhecida em cartório, o que facilita e muito a vida os pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos.

– Anvisa diz que medicamento contra malária não tem eficácia comprovada contra Covid-19, e que é usado no tratamento da artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária.

– O farmacêutico e professor Cassyano Correr, coordenador de Assistência Farmacêutica da Abrafarma e fundador do Clinicarx – Plataforma Digital de Saúde, acaba de desenvolver o curso Novo Coronavírus: o que a farmácia precisa saber. O curso é online e gratuito. Tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos farmacêuticos sobre o COVID-19 e preparar as farmácias para combater à pandemia.

– O Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma elaborou documentos com recomendações para o manejo de clientes e cuidados com times de trabalho frente ao coronavírus. Tenha acesso a todo o material neste link. Ele vai ajudar a sua farmácia no dia a dia do atendimento enquanto durar essa crise.

– A CIELO divulgou uma pesquisa sobre os impactos do coronavírus no varejo brasileiro. De 1º a 15/3, foi possível observar algum impacto, embora ainda não tão pronunciado, da crise do Covid-19. Na primeira semana de março, o faturamento nominal do varejo total caiu 3,8% em comparação com o mesmo período de fevereiro de 2020. Na segunda semana, essa queda foi de 6%. Vamos continuar observando.

– O consultor jurídico Gabriel Fragoso, especialista em Direito do Trabalho e com anos de experiência em varejo farma, publicou um artigo em que destaca os direitos e deveres de empregados e empregadores nesse momento de crise. Leia o artigo e saiba como fazer tudo certo na sua empresa.

– A MedLevensohn, distribuidora de produtos e equipamentos médico-hospitalares, já dispõe de testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus em aproximadamente dez minutos. A confiabilidade do exame é de 99,3%, o que significa que, a cada 100 casos testados, 99,3 apontarão o resultado correto. Porém, a realização deles por farmácias ainda precisa de regulamentação por parte da Anvisa.

– A Anvisa autorizou as farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool em gel de forma direta ao público. Com essa medida, a Anvisa pretende ampliar o acesso da população a esses produtos, considerando o alto número de farmácias de manipulação em todo o Brasil.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*