Oncomed realiza sonho de hospital próprio

Oncomed realiza sonho de hospital próprio
7 de maio de 2020 Viviane Massi
Oncomed realiza sonho de hospital próprio

Sempre foi um desejo dos fundadores da Oncomed, clínica referência na prevenção e no tratamento do câncer, de ter um hospital próprio, onde pudessem trabalhar de uma forma mais humanizada e com o olhar integral para a promoção da saúde. Dez anos depois, esse desejo vai se tornar realidade. E o melhor de tudo é que o Grupo Buzatto’s está participando diretamente da concretização desse sonho.

As obras do Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, estão em andamento acelerado, principalmente porque a intenção é ceder à Prefeitura, temporariamente, parte da estrutura de leitos da unidade de internação e do CTI para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus na capital mineira. E depois que a crise de saúde passar, o Orizonti vai atender a mais de 50 especialidades médicas.

A Buzatto’s foi contratada para fazer os mobiliários técnicos das farmácias, do Centro de Armazenamento Farmacêutico e da Central de Materiais Esterilizados. “Em projetos anteriores, tivemos experiências bem-sucedidas com o Grupo Buzatto’s, cujos profissionais são rápidos nas respostas e acompanham a obra do início ao fim”, pontua Umoatã Macedo de Almeida, arquiteto da MOA Arquitetura, responsável pela fase 2 do projeto, desenvolvido também pelo arquiteto Flávio de Lemos Carsalade, da Campi Consultoria em Arquitetura, com atuação em todas as fases do projeto.

“Estamos muito orgulhosos por fazer parte desse sonho e agradecidos pela confiança da MOA em mais este projeto compartilhado. Como sempre, vamos dar duro para corresponder às expectativas em relação ao nosso produto”, comenta Augusto Cotes, coordenador de Vendas do Grupo Buzatto’s.

Uma das áreas que serão desenvolvidas pela Buzatto’s Hospitalar

A Buzatto’s trabalha com matéria-prima de alta tecnologia para garantir mais resistência e durabilidade aos móveis.

Referência às origens mineiras e humanização no atendimento

O Orizonti, cuja metragem total é de 38.094,09 m², está bem abaixo da Serra do Curral. O novo hospital é revestido com aço corten e pedras de canga de minério da própria Serra do Curral, cuja tonalidade vermelho-ferrugem está completamente integrada à paisagem da Serra.

A volumetria longilínea e escalonada do prédio rompe com os padrões de arquitetura hospitalar com os quais estamos acostumados. O objetivo é contribuir para que o paciente e seus familiares se sintam mais acolhidos, seguindo as premissas do Planetree Brasil – certificação que reconhece as instituições que possuem a filosofia do cuidado centrado na pessoa – e tornando a edificação do Orizonti um healing hospital (hospital de cura, na tradução).

“A construção traz os pacientes para uma ambientação humanizada. A recepção com paredes de vidro e pé direito alto traz a natureza da Serra do Curral para dentro do hospital, estabelecendo uma forte conexão entre as áreas externa e interna. Criamos um volume que acolhe o paciente, mudando a concepção de hospital com a qual estamos habituados”, define Umoatã.

A previsão é de que o Orizonti inicie as operações em julho de 2020. Em breve, a gente mostra o resultado desse projeto.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*