Saiba como faturar mais com o Dia Internacional da Mulher

Saiba como faturar mais com o Dia Internacional da Mulher
28 de fevereiro de 2020 Viviane Massi
Dia Internacional da Mulher

Várias pesquisas já comprovaram que as mulheres são as que mais compram nas drogarias. O público feminino é responsável por mais da metade das compras no Canal Farma. Um exemplo é a Cityfarma, onde as mulheres representam 61% das compras na rede. Por isso, com a proximidade do Dia Internacional da Mulher (8 de março), preparamos quatro dicas para você aproveitar a data e atrair mais consumidoras para dentro do ponto de venda.

Ao oferecer serviços e atendimento diferenciado para celebrar uma data tão importante no calendário do varejo, você tem mais chances de elevar o ticket médio da sua farmácia. Isso porque, de acordo com dados da Nielsen, o perfil de consumo da mulher brasileira indica que as mais vaidosas representam 36,4% da população feminina e gastam 48% acima da média das mulheres com produtos de cuidado pessoal, com uma frequência 17% maior. Elas têm entre 19 e 35 anos de idade e costumam comprar nos canais porta a porta, perfumaria e farmácia. Por isso, a data deve priorizar especialmente produtos voltados para o bem-estar e a beleza da mulher.

Oportunidade de criar empatia e sinergia com as consumidoras

Segundo Marcelo Fernandes, diretor Comercial da Dermage, o Dia Internacional da Mulher, muitas vezes, passa despercebido por muitos varejistas, que perdem uma grande oportunidade de criar empatia e sinergia com um público-alvo de grande potencial para a farmácia.

“Criar ações específicas, mais do que a possibilidade de incremento de sellout, é uma grande oportunidade de cativar e fidelizar consumidoras que vão perceber o ponto de venda como um lugar que valoriza e se preocupa com as pessoas. E isso, num mundo em que cada vez mais as mulheres lutam por direitos iguais na sociedade e no mercado de trabalho, vai sem dúvida criar um grande valor percebido para a drogaria e sua marca”, explica Fernandes.

Mesmo que a data seja 8 de março, você pode celebrar o mês inteiro. Março é tradicionalmente o mês da mulher.

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Vamos às dicas!

  • Faça parceria com fornecedores

Em parceria com as indústrias, é possível investir primeiro no Story Telling que envolve a data, criando vitrines temáticas, cartazes, elementos decorativos (balões) e ambientações dentro da loja, como, por exemplo, ter uma cadeira de princesa e placas que fazem alusão à beleza e ao empoderamento feminino.

É possível ainda, também com patrocínio de fornecedores, entregar alguns “mimos”, como rosas, bombons ou pequenos brindes, por exemplo, lixas de unha e espelhos de bolsa. Isso pode e deve ser feito juntamente com a entrega de amostras grátis de cosméticos e dermocosméticos das indústrias parceiras, tanto na porta da loja como no checkout, em agradecimento.

Outra sugestão é investir em serviços rápidos, como hidratação e revitalização da pele, que podem ser sorteados durante a semana e agendados para o final de semana da comemoração.

  • Crie promoções específicas

Mais do que um simples cartaz na porta da loja, alguns balões e corações de cartolina, é fundamental que o shopper se sinta valorizado nessa data e isso passa também por encontrar na loja promoções específicas e especiais para esse dia.

Entre as sugestões estão criar uma mesa central ou ponta de gôndola com kits promocionais atraentes, com marcas consagradas e preços verdadeiramente diferenciados. Deve-se focar em cosméticos, dermocosméticos, maquiagem e aparelhos voltados para essa categoria, como depiladores, secadores de cabelo, escovas e chapinhas, que podem inclusive despertar o desejo e servirem como presentes para celebrar a data.

A consumidora é muito atenta e, por isso, suscetível às promoções. Por isso, é importante planejar as ações com antecedência, inclusive a compra, para que a farmácia possa praticar um preço mais agressivo.

  • Coloque os produtos de beleza em evidência

As categorias de beleza e similares precisam estar em evidência. São itens como loções corporais, artigos de maquiagem em geral, produtos para cuidados com os cabelos e com a pele, principalmente os dermocosméticos, por exemplo.

Outros itens como depiladores elétricos, secadores de cabelo e pranchas também podem ser colocados em destaque dentro da loja para despertar o interesse de compra na cesta de presentes.

“Precisamos trabalhar a sazonalidade dessa data tão valorizada pela mulher contemporânea, que vai além de uma simples data no calendário comemorativo brasileiro. Acredito que hoje o nosso segmento ainda tem muitas oportunidades no autosserviço que estão subaproveitadas, e o Dia Internacional da Mulher é mais uma delas. Nosso desafio, no Canal Farma, é desenvolver formas e modelos para aproveitarmos de forma mais efetiva as sazonalidades neste setor”, defende o gestor da Rede Cityfarma, Jorge Cunha.

  • Conecte-se com o universo feminino

“A rede social é um excelente meio para realizarmos nossa comunicação com o shopper, assim como as revistas de ofertas”, orienta Cunha. Dessa forma, divulgue as ações do Dia Internacional da Mulher em todas as suas redes sociais.

Outra dica interessante é convidar influenciadoras digitais para visitar a sua loja e provar alguns produtos de beleza e cosméticos. Em troca, elas vão divulgar nas redes sociais delas.

A Embelleze, uma indústria que costuma ser parceira do ponto de venda, sugere manter a loja conectada ao universo feminino com uma comunicação visual bastante sugestiva, que faça referência direta à data. A proximidade e a interação com as consumidoras, principalmente as mais fiéis e leais, podem ocorrer, por exemplo, com mimos para elas, sorteios ou ações comerciais como “compre e ganhe”.

Fique atento, porque muitas indústrias lançam brindes específicos para celebrar a data.

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DICA DA BUZATTO’S

Lembre-se sempre de que a mulher compra da esquerda para a direita. Por isso, nossa dica é para você colocar os produtos nas gôndolas sempre nesse sentido. Se tiver mais de um mesmo produto, como esmaltes, por exemplo, você deve organizar por cores ou ordem de rentabilidade, do mais rentável para o mais barato, da esquerda para a direita. Os dermocosméticos devem ser expostos em mobiliários específicos, de forma que estejam posicionados do lado direito da loja no campo de visão da mulher que entra no ponto de venda, porque são itens de alto valor agregado. Para saber mais, sugerimos a leitura do livro Como as Mulheres Compram, de Martha Barletta.

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