Case: Drogarias Lucena

Case: Drogarias Lucena
3 de outubro de 2019 Viviane Massi
Drogarias Lucena

É um prazer compartilhar o sucesso de nossos clientes, pois acreditamos que também fazemos parte dele. No case de outubro, a gente destaca a relação comercial e de amizade com o empresário Herlanio, proprietário das Drogarias Lucena, de Santa Luzia, cidade satélite de Belo Horizonte (MG). Ao todo, já montamos 11 lojas para a rede, entre novas e reformadas.

Segundo Herlanio, após a reforma da primeira loja, o faturamento dobrou.  Mais recentemente, entregamos a loja do bairro Boa Esperança. No projeto, gôndolas centrais mais altas e contínuas para favorecer as vendas. O espaço é amplo e convidativo ao fluxo de clientes. Como conveniência, estacionamento em frente.

Corredores da drogaria inaugurada mais recentemente: gôndolas mais altas e contínuas

“Acreditamos nas propostas e nos produtos da Buzatto’s. A confiança transmitida, a credibilidade no mercado e o cumprimento de prazos são os principais diferenciais que norteiam nossa escolha pela empresa”, comenta o empresário.

A expectativa de Herlanio com as reformas das lojas é fazer algo diferente do que os concorrentes estão fazendo. “Hoje, a lógica para o mercado é ser 100% bom para o cliente”, defende ele.

Momento da virada

Até 2006/2007, 90% das vendas, nas Drogarias Lucena, eram medicamentos. O momento da virada veio quando Herlanio começou a mudar o conceito que tinha de suas drogarias. Para o empresário, conhecer o público e ter o mix adequado são fatores fundamentais de sucesso.

“Passamos a apostar num salão de loja maior, seguindo as tendências do setor, e ampliamos o sortimento de higiene, perfumaria e cosméticos. O resultado veio com o aumento das vendas na categoria de HPC”, conta ele.

Mudança no mix e mais vendas de HPC

O empresário sabe que um bom layout faz toda a diferença, porque quando se tem uma loja bonita, convidativa e organizada, é possível trabalhar com produtos de maior rentabilidade.

Sobre o futuro do canal farma, Herlanio acredita que as farmácias farão, cada vez mais, uso das novas tecnologias, porém fortalecerão o papel de estabelecimento de saúde com os serviços clínicos. “Essa é a grande pegada dos próximos anos”, aponta.

Como tudo começou

O envolvimento do empresário com o canal farma começou quando ele ainda era muito jovem. Com 13 anos, iniciou sua jornada na farmácia do pai. Aos 18 anos, Herlanio foi pai pela primeira vez. A paternidade precoce acabou levando o jovem a caminhar com os próprios pés. Adquiriu sua primeira drogaria, que passava por dificuldades financeiras. Depois de algum tempo, reverteu a situação e começou a decolar.

No meio do caminho, muitos aprendizados. “Errei muito até entender que cada região tem seu perfil de público. Atualmente, estamos em cinco municípios. Também tive de rever parcerias. Valorizamos preço, custo, mas hoje a credibilidade e a competência do parceiro também contam muito na hora da nossa decisão”, pontua Herlanio.

Indagado sobre suas motivações, Herlanio compartilha: “Crescer dia após dia. Ser melhor hoje do que fui ontem. E deixar um legado para meus filhos”.

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